CIRURGIA BARIÁTRICA DIMINUI VONTADE DE COMER DOCES!
O prazer de comer doces pode se transformar em vício. Os mecanismos de recompensa ativados no cérebro ao ingerir açúcar são os mesmos de outras drogas.
A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo diário de 25 gramas de açúcar (aproximadamente 2 colheres), mas o consumo médio dos brasileiros é de 150 gramas por dia (10 a 12 colheres).
A ingestão de doces se dá, na maioria das vezes, através de alimentos industrializados. Os campeões em quantidade de açúcar são: biscoitos, achocolatados, sorvetes, e bebidas adocicadas como refrigerantes e sucos.
A cirurgia bariátrica altera a fisiologia e a estrutura do corpo com objetivo de tratar a obesidade. Cada uma das técnicas empregadas altera de forma diferente o organismo e promove mudanças que são capazes de ajudar o paciente a reduzir seu peso.
Estudos mostram como o cérebro responde as alterações feitas no corpo após a cirurgia bariátrica. Pesquisadores descobriram que os procedimentos cirúrgicos provocam outro efeito que ajuda a reduzir o peso: diminuição da vontade de comer por prazer e ingerir alimentos doces ou ricos em gordura.
Além de revelar informações importantes sobre a relação entre o cérebro e o estômago, as pesquisas também poderão ajudar as equipes multidisciplinares a oferecerem uma abordagem mais personalizada na hora de definir a cirurgia bariátrica, de acordo com o perfil do paciente.
Dr. Rodrigo Menguer
CREMERS – 30103
Cirurgião Bariátrico da Clínica Ingastro Obesidade
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica
Mestre pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre- UFCSPA