Outros Tratamentos

 
Balão Intra-Gástrico

Uma alternativa ao tratamento cirúrgico e clínico da obesidade é o método endoscópico da colocação de um balão intra-gástrico (dentro do estômago). Por meio de endoscopia coloca-se um balão de silicone com cerca de 600ml de líquido dentro do estômago. Em virtude da presença do balão no estômago, é necessário menor quantidade de comida para que o indivíduo sinta saciedade. Não necessita de cirurgia nem anestesia, resultando em recuperação muito rápida. Em caso de desconforto severo pode ser prontamente retirado. Pode servir como uma experiência para o paciente que tem dúvida de como se comportaria com uma cirurgia. Não é um método recomendado como tratamento definitivo da obesidade mórbida, pois tem duração de tratamento de seis meses, tempo após o qual precisa ser obrigatoriamente removido. Pode ser aplicado como alternativa para reduzir o risco das cirurgias e preparo para o procedimento já que, com a redução do peso haverá também melhora das comorbidades. Estimativa de emagrecimento de 10% a 15% do peso.

 

 

Tratamento Clínico

A obesidade é uma doença crônica e multifatorial. O paciente necessita de uma abordagem não só nutricional, mas também comportamental. Vários fatores externos contribuem para a dificuldade de emagrecimento. Estresse, diminuição das horas de sono, falta de atividade física são tão prejudiciais quantos comer mal e em excesso.

O desafio é grande, mas uma equipe capacitada com nutrólogo, nutricionista, psicólogo e fonoaudiólogo pode traçar uma estratégia de tratamento capaz de gerar resultados duradouros. Além do acompanhamento clínico, medidas complementares como medicações podem contribuir para o alcance do objetivo.

 

Contatos

Para entrar em contato com a Clínica de Obesidade Ingastro em Porto Alegre, utilize os dados do formulário desta página ou através dos links abaixo. Agende já a sua avaliação!
 
X