Pré e Pós-operatório

 
Pré-operatório

O programa de tratamento aos pacientes com obesidade mórbida inclui a Cirurgia Bariátrica e avaliação multidisciplinar com cirurgião, clínico, nutricionista, fonoaudióloga, psicólogo(a), psiquiatra, endocrinologista e cardiologista.

Cada profissional procura detectar possíveis alterações que tenham que ser resolvidas antes do procedimento ou que possam prejudicar o resultado na perda de peso em longo prazo.

Vários serão os procedimentos pré e pós operatórios que se farão necessários ao bom andamento do tratamento proposto.

Fluxo de Atendimento

– Consulta inicial com cirurgião;

– Exames complementares como endoscopia, laboratoriais, ecografia, eletrocardiograma, raio X de tórax,  além de outros exames de acordo com a necessidade do paciente;

– Avaliação física e mental com equipe multidisciplinar;

– Participação das reuniões multidisciplinares;

– Reunião final para definição da conduta.

A participação dos familiares é fundamental em todas as etapas do processo. A conclusão da cirurgia não finaliza o tratamento da obesidade, pelo contrário, é o início de um período de um a dois anos de mudanças comportamentais, alimentares e de exercícios, com monitoração regular de uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde.

Pós-operatório

O paciente deve fazer consultas e exames laboratoriais periódicos no pós-operatório, conforme o tipo de cirurgia e as rotinas estabelecidas pela equipe responsável. Em caso de doenças associadas elas devem ser acompanhadas por profissionais especialistas.

Recomenda-se ao paciente acompanhamento nutricional, psicológico e realização de atividade física rotineiramente para ajudar na manutenção da perda de peso ao longo dos anos. A complementação vitamínica poderá ser necessária (muitas vezes por toda a vida) para manter uma boa saúde do paciente e evitar complicações futuras.

Bioimpedância – acompanhamento do peso e da composição corporal

Com base nos resultados obtidos através desta avaliação da composição corporal (massa magra, porcentagem de gordura corporal, taxa metabólica basal) podemos avaliar comparativamente os resultados de emagrecimento do paciente.

Esse conjunto de dados fornecem um guia de orientação de atividades físicas para cada caso individualmente de acordo com a fase de pós operatório que o paciente se encontre.

 

Contatos

Para entrar em contato com a Clínica de Obesidade Ingastro em Porto Alegre, utilize os dados do formulário desta página ou através dos links abaixo. Agende já a sua avaliação!
 
X